O mês foi de intensa atividade para o mandato da vereadora Renata Falzoni (PSB). Atuante em diversas frentes, Falzoni destacou-se pela participação na Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal, onde propôs a reformulação do nome e das atribuições do colegiado, além de assumir a presidência da recém-criada Subcomissão de Regulamentação do Serviço de Mototáxi.
Durante o mês, o gabinete recebeu 194 demandas da população, transformando 83 delas em solicitações formais e acolhendo outras 111. Também foram enviados 28 ofícios e protocolados 8 pedidos de acesso à informação (LAIs).
ATUAÇÃO PARLAMENTAR
No campo legislativo, a vereadora protocolou dois novos projetos:
– O Projeto de Resolução 37/2025, que garante a representatividade feminina na Mesa Diretora da Câmara;
– E o Projeto de Lei 378/2025, que institui o Programa Vagas Verdes em vias públicas da cidade, proposto em parceria com os vereadores Marina Bragante e Nabil Bonduki.
No plenário, Falzoni levantou debates importantes, como:
- A mobilidade ativa e a segurança viária;
- A cobrança indevida da URBIA às assessorias esportivas pelo uso do Parque Ibirapuera;
- A falta de bicicletários nas estações de transporte público;
- O impacto da poluição causada pela fábrica Saint-Gobain, em Santo Amaro
- A defesa de ambientalistas;
- E o reajuste dos salários dos servidores da CET.
Além disso, a parlamentar passou a integrar o Conselho Editorial da TV Câmara e avançou com os trabalhos da Frente Parlamentar pelo Direito à Cidade Sustentável.
REUNIÕES ESTRATÉGICAS
Em março, Falzoni participou de mais de 30 reuniões com representantes do poder público e da sociedade civil para avançar projetos e articular políticas públicas. Entre os destaques:
FISCALIZAÇÃO E DENÚNCIAS
A atuação fiscalizatória do mandato teve avanços importantes. Entre os destaques, estão:
- Denúncia de irregularidades nas represas Billings e Guarapiranga, que resultou na abertura de Ação Pública pelo Ministério Público;
- Representações protocoladas no Tribunal de Contas do Município contra a URBIA e contra os impactos ambientais das obras do BRT Norte-Sul;
- Levantamentos para ações populares no bairro de Santo Amaro, com o Movimento Respira Santo Amaro;
- A inclusão de bicicletários nos editais de concessão da CPTM;
- E o primeiro relatório de contagem de ciclistas na Ciclopassarela Erika Sallum, que registrou 974 ciclistas em um único dia, com destaque para os 13% de mulheres usuárias e os 7% de entregadores.
AÇÕES ESTRATÉGICAS
O mandato também avançou com ações de mapeamento e tecnologia. Em março:
- Mais de 100 pessoas participaram da Auditoria Cidadã, que mapeia problemas na infraestrutura cicloviária;
- Foi feita uma atualização da rede cicloviária de São Paulo no OpenStreetMap;
- E o gabinete participou do teste do aplicativo BikeSP, que será utilizado em um projeto-piloto.
Na Ciclovia do Rio Pinheiros, houve articulação com a Secretaria de Segurança Pública, o programa Smart Sampa e a Farah Service para reforçar a segurança da área.
PRESENÇA NA IMPRENSA
A atuação de Renata Falzoni foi destaque em 20 matérias publicadas na mídia e duas entrevistas gravadas. Ganhou repercussão a matéria do jornal O Estado de S. Paulo sobre a contagem de ciclistas na Ciclopassarela Erika Sallum. Leia aqui
CONGRESSO MUNICIPAL DO PSB
Encerrando o mês, a Câmara Municipal sediou o Congresso Municipal do PSB, que reuniu mais de 300 filiados. Na ocasião, a deputada federal Tabata Amaral foi reconduzida à presidência do diretório municipal, e Renata Falzoni foi eleita vice-presidente de Políticas Públicas do partido.