Graças à atuação do gabinete da vereadora Renata Falzoni, dois novos lotes de concessão de linhas de trem terão bicicletários garantidos – como manda a lei. Durante as audiências públicas e apresentação dos editais, a equipe cobrou a inclusão dessa exigência nos contratos das futuras operadoras, que vão ser responsáveis por cinco linhas de transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo.
A legislação já determina que novas estações e terminais reformados contem com bicicletários. No entanto, nos editais apresentados, o governo do Estado simplesmente ignorou essa obrigação. Diante desse descaso, o gabinete de Renata Falzoni agiu para corrigir essa falha, assegurando que os ciclistas não fossem deixados de lado.
O resultado dessa mobilização foi uma mudança nos editais de concessão. Agora, as empresas que assumirem a operação das linhas 11, 12 e 13 (Lote Alto Tietê) e da linha 10 e futura linha 14 (Lote ABC-Guarulhos) terão que construir bicicletários onde não há e ampliar aqueles que estão subdimensionados.
Essa conquista representa, na prática, 70 novos espaços seguros e gratuitos para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. O mandato seguirá acompanhando de perto a implementação dessas estruturas para garantir que os ciclistas tenham a infraestrutura que lhes é de direito.