Pular para o conteúdo

Biografia

Como cheguei até aqui

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie em 1977, adotou a bicicleta como meio de transporte em 1976, transformando-a em extensão de seu corpo e ferramenta de trabalho e mudança social.

Sua trajetória no fotojornalismo começou em 1979, com passagens por veículos como Folha de S.Paulo e Revista Isto É. No final dos anos 1980, tornou-se pioneira no Brasil como videorrepórter, cobrindo esportes de ação. Durante 12 anos, apresentou o programa “Aventuras com Renata Falzoni” na ESPN, marcando a primeira transmissão nacional em alta definição do canal em 2011.

Além de sua atuação jornalística, Renata sempre esteve à frente do ativismo. Em 1988, fundou o Night Biker’s Club do Brasil, incentivando o uso da bicicleta nas cidades. Em 1998, pedalou de Paraty a Brasília pela campanha “Bicicleta Brasil, Pedalar é um Direito”, chamando atenção para o reconhecimento da bicicleta no Código de Trânsito Brasileiro. Em 2013, criou o portal Bike é Legal, consolidando sua defesa por cidades sustentáveis e multimodais.

Foi eleita vereadora de São Paulo em 2024 pelo PSB, com 30.206 votos. Renata coleciona homenagens, como a Medalha de Anchieta, e pedalou a Tocha Olímpica em dos Jogos do Rio de Janeiro 2016. Com quase 50 anos de ativismo, segue comprometida em construir uma cidade verde, acessível e focada nas pessoas.